top of page
  • Foto do escritorDimas Elias Democh Junior

Um cardápio para sua genética:


O termo “nutrição de precisão” é a prescrição de uma dieta adaptada as informações fornecidas pela análise de metabólitos, de biomarcadores genéticos, da microbiota intestinal, histórico de saúde e exposições ambientais (rotina diária, atividade física, hábitos). Ainda em estágios iniciais, mas de forma promissora, essa nova abordagem alimentar ampliaria a visão para além das recomendações dietéticas atuais baseadas em médias populacionais que, muitas das vezes, não levam em conta a variabilidade individual em resposta aos componentes nutricionais. Nesse sentido a “nutrição de precisão” vem sendo proposta para tentar otimizar e atender as respostas individuais ao metabolismo dos alimentos com intuito de prevenção e também no auxílio do manejo de pacientes com doenças crônicas incluindo o paciente portador de diabetes tipo 2. Esse modelo proposto na abordagem alimentar ainda deverá ser mais estudado detalhado para que, só então, seja traduzido para prática clínica, o quê já vem acontecendo.


Em um artigo recente os autores revisaram os avanços e desafios da “nutrição de precisão” para a prevenção e o controle do diabetes. Nesse estudo foi demonstrado uma grande interação entre os genes relacionados à dieta; a influência bidirecional entre alimentos e a microbiota intestinal e a avaliação de metabólitos que poderão fornecer um perfil alimentar associado ao risco de diabetes de acordo com padrão dietético.


Escolhas alimentares individuais provavelmente dependem de uma variedade de influências mais amplas, incluindo estilos de vida relacionados à saúde e características socioeconômicas e, talvez, esses fatores podem ter um papel mais importante do que os biomarcadores na modificação da resposta de um indivíduo a uma exposição alimentar. Detalhe sua rotina com seu nutricionista e viabilize a melhor dieta para você!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-icone.png
bottom of page