img_01.png
CHECK UP.png
16379-[Convertido].png
490-[Convertido].png

Nosso corpo muda e se adapta, continuamente, dia-após-dia... e nos manter saudável com essas mudanças requer avaliações regulares da saúde

O Check-Up é um modelo de atendimento integrado e baseado em uma visão clínica ampla da saúde. O objetivo é o rastreamento de doenças frequentes e com impacto clínico relevante, além de permitir a identificação de possíveis patologias que possam apresentar algum risco ao indivíduo. Está indicado antes da prática de exercícios, nesse caso, tem como principal objetivo avaliar as condições gerais de saúde e aptidão física para prescrição segura e orientação personalizada de um programa de treinamento.

Nesse contexto, o check-up contempla exames preventivos e que permitam identificar alterações que podem ocasionar algum risco à saúde de um indivíduo, seja ele atleta, esportista ou de uma pessoa sedentária. A avaliação clínica de check-up poderá ser feita anualmente, tanto para pessoas saudáveis sedentárias, quanto para atletas ou esportistas. Quando já existe o tratamento de alguma doença pré-existente o intervalo entre as consultas poderá ser menor e de acordo com as necessidades individuais.

Os exames são solicitados de acordo com o perfil de saúde de cada pessoa, baseados em critérios clínicos identificados em consulta, na idade, histórico familiar e doenças pré-existentes. Quando a consulta de check-up é feita com propósito de uma avaliação “pré-participação” para o exercício físico, fatores como o nível de aptidão física, o esporte praticado e a intensidade dos treinos deverão ser levados em consideração para uma abordagem completa do indivíduo.