top of page
  • Foto do escritorDimas Elias Democh Junior

Teste Cardiopulmonar



O teste cardiopulmonar ou ergoespirométrico é o exame que une os dados dos registros eletrocardiográficos de um teste ergométrico convencional com a análise de medidas diretas dos parâmetros respiratórios, como o VO2.


Os valores de VO2 máximo (ou pico), primeiro e segundo limiares que são obtidos podem ser utilizados para prescrição do exercício aeróbio, como a corrida, natação, ciclismo.


Como ferramenta de prescrição de treino, todos que pretendem seguir um programa de exercícios regular visando um objetivo, seja ele melhora da velocidade ou aumento do volume de treino, pode fazer esse teste obtendo, assim, uma variável a mais para ser analisada e incorporada na prescrição individual do seu exercício. Além do mais, o exame também fornecerá dados importantes para avaliação da saúde do paciente (frequência cardíaca, pressão arterial, traçado eletrocardiográfico, capacidade pulmonar). Dentro de um contexto interdisciplinar, veja com seu médico e educador físico a indicação e necessidade desse exame para você.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-icone.png
bottom of page